sexta-feira, 1 de março de 2013

Ser H²O




Hoje um simples beber de água me levou á uma reflexão sobre a diversidade das coisas, dos animais, de culturas e comportamentos em geral. Engraçado como rotulamos tudo o que vemos e conhecemos e até mesmo o que não conhecemos de fato mas por intermédio de outro. Mas agora me diga, o que você vê quanto observa a água? Água correto. Então porque quando observamos o outro nós vemos uma série de coisas, coisas muitas vezes que nós julgamos e avaliamos sem ter nenhum direito e nem propriedade para isso. A questão aqui é: PORQUE QUE QUANDO OLHAMOS O OUTRO AGENTE NÃO VÊ O OUTRO?

Podíamos ver o outro como vemos a água, incolor, limpa de pré-conceitos e conceitos pré estabelecidos pela sociedade, apenas um outro que como eu, como você, ou seja, como nós que tem em cada um suas marcas da vida, seus defeitos e suas qualidade, e que são partes da diversidade humana.

As pessoas quando tomam água ingerem uma diversidade de compostos, mas se eu perguntar o que compõe a água a resposta será unanime, H²O. Porém não só de Hidrogênio e Oxigênio é composta a água, há nela também outros elementos como por exemplo: Sódio, Sulfato, Magnésio entre outros, mas a questão não é se estender pelos compostos da água, mas sim fazer uma analise do ponto de vista humano sobre a forma como vemos as coisas e nos comportamos perante uns aos outros e nos deixamos de viver o mágico da diversidade, por conta de preconceitos.

Imagine se víssemos o outro como vemos a água? Acredito que teríamos um mundo mais harmonioso,onde as diferenças não iriam fazer nenhuma diferença, pois cada um seria como a água, transparente na sua existência. Sei que é utópico, mas se cada um mudar aos poucos, mesmo que em pequenas atitudes, teremos grandes mudanças futuras.


A diversidade não deveria sem motivo para guerras mas sim para aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário